No âmbito das iniciativas sociais da Sasol, estudantes produziram protótipos de motobomba elevadora, máquina de furos de água, camião de sementeira e campainha eléctrica, equipamentos com passíveis de utilização pelas comunidades.
Estudantes de três escolas secundárias da província de Inhambane produziram protótipos de equipamentos que podem ser usados pelas comunidades para diversos fins, no âmbito do projecto “Também Posso Ser Cientista” (TPSC) promovido pela petroquímica sul-africana Sasol em parceria com a Universidade Pedagógica (UP).
Entre os equipamentos produzidos pelos estudantes destacam-se motobomba elevadora, máquina de furos de água, camião de sementeira e campainha eléctrica, onde os participantes das escolas secundárias de Inhassoro, Pande e Doane foram desafiados a produzirem equipamentos que, no futuro, podem ser utilizados pelas comunidades na prossecução das suas actividades. Para a produção dos equipamentos, os estudantes tiveram o acompanhamento dos professores de ciências naturais e matemática.
“Na área do TPSC, as actividades desenvolvidas com os alunos permitiram a descoberta de talentos para a ciência e tecnologia, através da produção de protótipos pelos próprios alunos. Tudo o que os alunos fizeram foi de sua própria iniciativa e criatividade embora tenham sido acompanhados por um professor como nosso focalpoint”, disse Gil Mavanga, o coordenador do projecto.
Por seu turno, os alunos agradeceram o apoio da Sasol e da Universidade Pedagógica por terem disponibilizado meios e conhecimento para que pudessem produzir protótipos que podem inspirar uma produção a larga escala de equipamentos úteis no dia-a-dia da população. Nesta iniciativa, pretende-se também que os estudantes abrangidos ganhem o gosto pela área de ciências naturais e matemática, de modo que possam fazer, no futuro, cursos ligados ao sector petróleo e gás, e, por esta via serem candidatos naturais às oportunidades de emprego oferecidas pela Sasol.
Os protótipos produzidos no âmbito projecto TPSC fazem parte de um programa, implementado durante três anos, designado “Iniciativa de Aperfeiçoamento Pedagógico de Professores na Província de Inhambane” (IAPPI), na qual participaram professores e estudantes de escolas previamente seleccionadas pela Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da UP.
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