Moza reflecte sobre valor da inclusão da pessoa com deficiência



Para o efeito, o banco organizou uma palestra proferida pelo activista sul-africano Edward Ndopu, acérrimo defensor de Direitos Humanos e reconhecido internacionalmente pela sua bravura na luta contra a discriminação da pessoa portadora de deficiência.
O Moza Banco juntou esta quarta-feira, 06 de Março, em Maputo, colaboradores, clientes, e parceiros para uma palestra visando reflectir sobre o valor da inclusão da pessoa com deficiência nas diferentes esferas sociais.
Para o efeito, em parceria com as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), o Moza organizou uma palestra subordinada ao tema: “Como transformar as dificuldades em oportunidades”, proferida pelo conceituado activista sul-africano dos Direitos Humanos, Edward Ndopu – jovem com deficiência física, que luta e acredita na criação de um mundo cada vez mais inclusivo.
Na sua alocução, Eddie, como é carinhosamente chamado, apelou à necessidade da pessoa com deficiência não se deixar levar pela sua condição, e levou o público a reflectir sobre o valor das pessoas com deficiência para o desenvolvimento das nações.
Mesmo na cadeira de rodas, Eddie não se sente diferente das outras pessoas e mantém viva a coragem que lhe é característica na sua luta para o desenvolvimento sócioeconómico das pessoas com alguma deficiência.
Para demonstrar a sua coragem, o palestrante anunciou que, em 2019, vai aventurar para o espaço, gravando assim o seu nome na história como a primeira pessoa com deficiência a fazer este tipo de aventura.
Porque o valor das pessoas é parte do DNA do Moza, o banco encontrou no perfil de Eddie, ideias alinhadas com os valores defendidos pelo Moza. Foi nesta perspectiva que a instituição convidou o activista para esta palestra.
O Presidente do Conselho de Administração do Moza, João Figueiredo, classificou a palestra como uma lição fantástica de vida.
“O valor da inclusão é inesgotável para quem tem sentimento. Nós somos inclusivos em todos os aspectos, inclusivos em termos da nossa responsabilidade para qualquer minoria que seja excluída da sociedade e, portanto, abominamos todas as posições que não reflictam esta consciência da humanidade”, destacou Figueiredo.
Por outro lado, anotou que: “A inclusão social é um dos principais valores no que diz respeito ao nosso posicionamento, na nossa vida económica, social e na nossa vida enquanto cidadãos”.  
Por seu turno, o Director-Geral da LAM, João Pó, anotou que este ciclo de palestras tem em vista inspirar todo o jovem e/ou cidadão, para que independentemente da limitação que tenha, seja física ou mental, participe no desenvolvimento da sociedade e que goze dos benefícios que o país tem para oferecer.
Edward Ndopu  é uma das maiores histórias de sucesso da African Leadership Academy e acérrimo defensor de Direitos Humanos reconhecido internacionalmente, que conquistou seu lugar no cenário global ao lado de chefes de Estado e vencedores do Prémio Nobel.  É reconhecido como um dos 30 maiores jovens pensadores do mundo com menos de 30 anos e uma das 50 pessoas com deficiência mais poderosas do planeta.

Comentários